Samoa será um país com energia 100% renovável com a ajuda da Tesla


48% da energia do país já é limpa, mas esta porcentagem deve ser maximizada até 2025.

Até 2025, a Samoa substituirá o diesel por recursos naturais como principal fonte de energia da ilha do Pacífico Sul. A energia 100% renovável  é um plano estabelecido pelo governo do país, que possui uma a área de 2.830 Km² e uma população aproximada de 190 mil habitantes.

A necessidade do país em encontrar novas fontes de energia é grande, principalmente se considerarmos que a Samoa importa todo o diesel que utiliza, o que deixa o custo bem elevado para o governo, chegando a consumir mais de 10% do PIB total do país.

Por isso, a busca por fontes de energia renovável na ilha já tem alguns anos e com bons resultados. Entre julho de 2017 e junho de 2108, a Samoa conseguiu gerar 48% de sua eletricidade através de diferentes sistemas de energia limpa: cinco usinas solares, um parque eólico e várias usinas hidrelétricas (algumas dessas usinas estão sendo reconstruídas desde que foram destruídas em 2012 pelo ciclone tropical Evan).

E é aqui que Elon Musk entra. Quanto mais o país aumenta a dependência das energias renováveis, maior é a necessidade de soluções robustas para garantir a continuidade do fornecimento, caso essas fontes falhem. Assim, a Samoa decidiu contar com a tecnologia Tesla para continuar sua transição a um modelo de energia 100% sustentável até 2025.

Já no ano passado, a Tesla instalou dois de seus sistemas de armazenamento de energia Powerpack, a fim de maximizar os ativos solares, eólicos e hidrelétricos existentes, armazenando seu excesso de energia e fornecendo até 13,6 MWh quando necessário. Além disso, agora todas as instalações estão conectadas por meio de um software que fornece controle em tempo real da estabilidade e segurança da rede, além de equilibrar automaticamente o fornecimento, mudando de diferentes fontes renováveis ​​à reserva sem que alguém tenha que fazer isso manualmente.

Não é a primeira vez que a empresa de Elon Musk se envolve com um projeto assim. Em 2016, a Tesla implantou algo bem parecido na ilha vulcânica de Ta’u, localizado na Samoa Americana.

Fonte

Publicado em: 27/08/2018 17:20:56



Novidades

Fique por dentro do mercado digital