Google está excluindo backup de arquivos de quem não usa mais Android


Os usuários do Google Drive estão enfrentando um sério problema quando deixam de utilizar seus smartphones Android.

Os usuários do Google Drive estão enfrentando um sério problema quando deixam de utilizar seus smartphones Android. Diversos usuários do serviço de armazenamento na nuvem da Google estão relatando que seus arquivos de backup estão sendo excluídos de suas contas quando estes não usam mais aparelhos com o sistema da empresa.

De acordo com um usuário do Reddit, a Google excluiu o backup de seus dados sem nenhum aviso simplesmente porque ele deixou de utilizar seu Nexus 6P por algumas semanas enquanto fazia uso de seu antigo iPhone. Ao entrar em contato com o suporte do Google Drive, o usuário ficou surpreso ao saber que seus dados estavam perdidos para sempre.

 
 

Apesar da surpresa, a página de suporte da Google afirma que existe um prazo de validade para o backup de qualquer usuário do Drive. "O backup só permanecerá se você usar seu dispositivo. Se você não usar seu dispositivo por duas semanas, talvez veja uma data de vencimento abaixo do backup", informa o site. Assim, ao notar que um dispositivo Android está inativo há duas semanas, o Google Drive começa a realizar uma contagem regressiva de 60 dias até que os arquivos sejam excluídos para sempre.

Vale lembrar que o backup oferecido pelo Drive em aparelhos Android guarda diversas informações do dispositivo, incluindo dados pessoais, contatos, calendários, configurações de aplicativos, ajustes do dispositivo e até o histórico de chamadas. Todos estes backups são feitos automaticamente para facilitar a troca de aparelhos Android caso o usuário compre um novo smartphone.

Se você era um usuário Android e migrou para o iOS recentemente, vale ficar atento sobre os dados armazenados no Google Drive no seu dispositivo antigo. Ou talvez seja melhor escolher um outro serviço de armazenamento em nuvem para ficar despreocupado e garantir que seus dados estejam sempre guardados.

Publicado em: 15/09/2017 12:17:38



Novidades

Fique por dentro do mercado digital